Um Nobel pela educação

Posted: 11th Outubro 2014 by admin in Divulgação
Tags:

O Nobel da Paz atribuído a Malala é  uma vitória para o direito à educação. Um direito em grave risco na MENA [Médio Oriente e Norte de África] onde as escolas são frequentemente atacadas ou usadas como quartéis”, comentou no Twitter Nadim Houry, responsável da Human Rights Watch para esta região.

Este é, então, um Nobel para a educação e para a possibilidade de futuro. No caso de Malala, também para a coragem – já ameaçada de morte por falar em público contra as ordens dos taliban, continuou a fazê-lo e, naturalmente, a ir à escola. O ataque, a 9 de Outubro de 2012, que a deixou entre a vida e a morte, desfigurada e com a perna e o braço direito paralisados (várias cirurgias depois, resta uma paralisia parcial na face), aconteceu na carrinha de caixa aberta em que voltava da escola. Os dois atacantes feriram ainda duas crianças e deixaram a sua melhor amiga Moniba (que mantém uma cadeira vazia com o nome de Malala na escola), coberta de sangue. (via Jornal Público)

“Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo”, disse Malala na ONU, no dia em que fez 16 anos. Aqui deixamos uma reportagem de cerca de 20 minutos, realizada pelo ” The New York Times”: “A Scholgirl’s Odyssey – Malala Story”. Obrigada Malala pela coragem!