Até sempre, Helena Maia

Posted: 13th Maio 2024 by admin in Divulgação

Depois de perdermos a nossa colega, professora Helena Maia, só nos resta a memória da sua doçura, do seu profissionalismo e a sua poesia. A Helena era poesia! 

Há uns anos fez-nos este poema a propósito do dia da mãe, que voltamos a publicar este maio!

À Helena, ao amor, aos seus filhos, Zé Miguel e Paulo,  à poesia! Até sempre, querida Helena.

À conversa com o cabo José Alves Costa

Posted: 6th Maio 2024 by admin in Divulgação
Tags:

“A Insubordinação mais bela do 25 de abril”: a frase é do capitão Salgueiro Maia a propósito do comportamento do Cabo apontador do Patton M47 na manhã do dia 25 de abril de 1974, recusando-se a disparar contra as tropas de Salgueiro Maia. Durante mais de 40 anos no anonimato, José Alves Costa foi descoberto por Alfredo Cunha e Adelino Gomes, repórteres do 25 de abril de 1974. O Cabo José Alves Costa integra o livro Os rapazes dos tanques, destes  dois repórteres. Estará connosco à conversa sobre esse dia histórico. Assim continuamos a evocar e a celebrar os valores de abril!

[Créditos da fotografia: Alfredo Cunha, Os rapazes dos tanques]

Às mães!

Posted: 5th Maio 2024 by admin in efemérides

Aproveitamos a efeméride para publicar novamente um poema escrito pela professora  Helena  Maia, em homenagem à maternidade. Obrigada, Helena, pela partilha!

Porque todos tiveram mãe! Às mães da nossa Comunidade Educativa.

CARMIM

Posted: 29th Abril 2024 by admin in efemérides
Tags:

Nos 50 anos do 1º dia de vida democrática, 26 de abril, recebemos “CARMIM”, a proposta de Joana Carmo Martins, da companhia “Coração nas Mãos”, que retrata as histórias, brincadeiras e canções que fazem parte do crescer, que  moldam a personalidade, utilizando o circo como veículo de expressão plástica e técnica. Carmim pretende questionar o papel da mulher e os condicionamentos impostos pela sociedade. A força das restrições, que influenciam as narrativas e a poesia interior, que interferem e esculpem a construção da personalidade de cada mulher no nosso tempo.

Obrigada à Câmara Municipal de Vila do Conde por esta parceria com as bibliotecas/escolas do nosso concelho. Parabéns à nossa (sempre) aluna, Joana Carmo Martins | Coração nas mãos, pelo projeto. Obrigada a todos pela participação e empenho, em especial à coordenação do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Com a colaboração de todos, cerca de 340 alunos, de cravo ao peito, assistiram à performance.

 

CARMIM

Posted: 25th Abril 2024 by admin in Divulgação
Tags:
Amanhã, às 10h 30, no espaço desportivo da Escola Secundária José Régio, teremos “CARMIM”, 50 anos depois do 1º dia de liberdade!|
CARMIM é uma proposta de Joana Carmo Martins, da companhia Coração nas Mãos, que retrata as histórias, brincadeiras, canções e danças que fazem parte do crescer, que constituem e moldam a personalidade, utilizando o circo como veículo de expressão plástica e técnica.
O vermelho carmim, cor de sangue, de força, coração, de vida e fogo interior e o circo como elemento circular, círculo sagrado, repetição e ciclo. Vermelho carmim de perigo, de aviso.
Uma homenagem à liberdade, às mulheres de todas as gerações, ao empoderamento feminino.
Esta é uma parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que nos 50 anos da “revolução dos cravos” ofereceu às Escolas do concelho esta proposta da “Coração nas Mãos”. Obrigada!

Portugal hoje é muito diferente do que era há 50 anos. Quase cinco décadas depois, que mudanças profundas aconteceram no país? E que lições devemos retirar para melhorar o futuro? 

A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem um extenso programa para refletir sobre o que mudou e o que é preciso garantir para melhorar a democracia nacional. 

O 25 de abril de 74 trouxe promessas de igualdade de género. As mulheres passaram a ser livres para fazer as suas escolhas e desafiaram as regras. Tornaram-se governantes, juízas, começaram a conduzir camiões e a trabalhar nas obras. Passaram a estar em maioria na universidade e a contar com direitos sexuais e reprodutivos que lhes deram o poder de decidir as suas vidas. Um excelente resumo, aqui, em 23 minutos:

 

 

Uma democracia que nasceu a 25 de abril de 1974, demorou décadas a amadurecer e ainda é um processo inacabado. Estará o regime democrático português em crise? E, caso esteja, o que pode ser feito para o melhorar? Um documentário de 23 minutos centrado não apenas no último meio século da democracia portuguesa, mas também no que falta para a tornar mais forte e rejuvenescida. Um regime participativo em que os jovens sintam que têm voz e que vale a pena sair de casa em dia de votação.

Fundação Francisco Manuel dos Santos: 23 minutos de desafio à reflexão! A democracia mudou o nosso país!

 

Cinco décadas de democracia: existe a ideia de que Portugal vive numa permanente crise económica. Não é bem assim. É verdade que o país atravessou sete crises nos últimos cinquenta anos, mas são inegáveis os grandes desenvolvimentos da economia nacional, a começar pelo aumento das qualificações da população e acabando no recorde das exportações, que atingiram 50% do PIB em 2022. Fundação Francisco Manuel dos Santos: 15 minutos de explicação essencial!

Estivemos a representar a ESJR na criação do mural concelhio comemorativo dos 50 anos da revolução que nos trouxe a democracia. Fomos com alunos das turmas 12º AV1 e AV2, 12º MT e 9º A, a convite da Câmara Municipal de Vila do Conde, sempre pelos valores de abril.
Parabéns pela iniciativa e parabéns pelo empenho dos nossos alunos! O mural está na rua 25 de abril, em Vila do Conde.

Visita a Serralves: exposição de Oscar Murillo

Posted: 17th Abril 2024 by admin in Divulgação
Tags:

Na sequência da nossa participação no projeto “Frequencies” do artista plástico Oscar Murillo, fomos convidados para uma visita guiada pela exposição onde as telas que estiveram nas mesas da biblioteca e nalgumas salas de aula se integraram. Fomos com os nossos alunos de 12º ano, de Artes Visuais. E ainda tivemos a possibilidade de visitar o Espaço Álvaro Siza e a obra da artista japonesa Yayoi Kusama. Uma manhã fora de portas, sempre em boa companhia!