À oitava edição, o Prémio Literário José Saramago foi para Ondjaki, escritor e poeta que nasceu em Luanda em 1977, autor do romance Os Transparentes, publicado pela Caminho em 2012. Poeta e prosador, Ondjaki, visita também a escrita para crianças, o teatro, a pintura e o documentário. Formado em Sociologia, completou o doutoramento em Estudos Africanos em Itália. em 2005 obtém o Prémio António Paulouro pelo livro de contos E Se Amanhã o Medo, e o Grande Prémio APE em 2007 por Os da Minha Rua. Em 2010, recebe o Prémio Jabuti com Avó Dezanove e o Segredo do Soviético. Foi precisamente sobre este livro que com ele estivemos à conversa nas Correntes d’escritas de 2009! Nesta foto, o Pedro Silva, o Gabriel Costa e a Isabel Silva com o escritor. Um abraço para os nossos “sempre” alunos e parabéns a Ondjaki!
Parabéns ao nosso querido escritor, aos nossos queridos alunos e, claro, à nossa fantástica biblioteca pelas oportunidades tão bem aproveitadas de divulgar e fazer sentir o prazer da leitura!
Neste dias tão cinzentos vale a pena ter à mão as “estórias” de Ondjaki para aprendermos a valorizar as pequenas coisas de que tantas vezes nos esquecemos! Já agora, não deixem de ler “Os da Minha Rua” – uma mão cheia de flores, cores, sabores, e muito mais, que vale a pena sentir.
Um abraço muito apertadinho para todos.
Obrigada pelas palavras de incentivo! Não querendo cair em demagogia, claro, é bom ler Ondjaki e ver como se pode ser tão feliz, mesmo quando falta quase tudo!